Qual a diferença entre ter um site .COM.BR e um .COM

Muitas pessoas me questionam sobre qual a diferença entre ter um domínio com extensão .com.br e .com. Neste artigo vou explicar resumidamente as principais diferenças.
Bom, em primeiro lugar para se ter um domínio na internet é obrigatório a contratação de um provedor de hospedagem. Este provedor nada mais é que um servidor que reserva um espaço do seu disco para que os arquivos de um site sejam armazenados.

Este servidor está conectado na internet por uma conexão banda larga, permitindo que o mesmo seja acessado de qualquer parte do mundo. Para isto, o site ganha um DNS (Domain Name Service), que será um nome para localizar em qual servidor o site está hospedado, e como a internet não tem fronteiras, este servidor pode estar fisicamente em São Paulo, na Itália, ou nos Estados Unidos.

Bom, agora entra a diferença entre o domínio .com.br e .com. Os domínios com extensão .BR são gerenciados por um órgão chamado REGISTRO.BR. Este órgão é responsável pela gestão de todos os domínios .BR (Brasil). Para cada domínio, este órgão cobra um valor anual de R$ 30,00, e ao fazer o registro do domínio, você deve informar o DNS do servidor aonde o seu site está hospedado.



Já para um domínio .com, isso não deve ser feito pelo REGISTRO.BR, pois ele não tem poder sobre esta extensão. O registro deve ser feito por sites específicos no exterior, ou em alguns sites brasileiros que fazem a intermediação. No caso de um domínio internacional, o valor anual pode variar, mas gira em média de R$ 40,00/ano.

E para o cliente que acessa seu site ? Qual a diferença ? Nenhuma.

Digamos que a maior diferença é a questão da lembrança do nome, pois o .com é mais curto e mundialmente conhecido, mas não menos importante que o .com.br, portanto, o que vale realmente é o trabalho de mídia que será realizado com o nome do site.

Mas em relação à concorrência. Ai sim é outro problema, se você tem um domínio com um nome interessante, que possa despertar o interesse da concorrência, talvez seja interessante você registrar além do domínio brasileiro (.br), também o domínio internacional (.com), assim você evita que um concorrente registre esse domínio e use-o para confundir seus clientes em comum, pois seu cliente, em um momento de distração, pode acessar o site do concorrente sem perceber.
Agora, quem tem direito sobre um domínio ? Isso é um tema para outra postagem, mas basicamente é de quem pegar primeiro, a não ser que você tenha a patente do nome que está registrando.
Prof. Gustavo Gonzalez – Diretor da eCliente Informática.

Comentários

  1. clayton disse:

    olá professor,

    gostaria de saber porque quando faço a busca no google do meu site coloco cjn transportes e dou enter meu site (.com) nunca aparece, e sim os que eu fiz gratuito, mesmo ascessando o meu site 50 vezes por dia q é o q eu faço para ver se ele aparece nas primeiras paginas, não aparece, sera q o .br é melhor do q o .com.
    estou pensando em cancelar o .com o q devo fazer?

    obrigado!

    1. admin disse:

      Olá Clayton, bom dia. Vou te responder por eMail. Abraços.

  2. Lucas disse:

    Oi professor, gostaria que o senhor enviasse o mesmo email que enviou para o Clayton, por favor, pois tenho o mesmo problema.
    Obrigado.

  3. Ivana Moraes disse:

    Estou com dúvidas, sobre o que li dos comentários acima, afinal, existe algum problema em relação a eu ter um site .com ou o .com.br, me beneficiaria mais nos sites de busca como o google, por exemplo? Grata.

    1. admin disse:

      Olá Ivana, boa tarde. Não faz diferença para o buscador, o que importa para a indexação é a estrutura do seu site e o conteúdo. Qualquer coisa me informe seu site para eu avaliar.

  4. Romário disse:

    Boa tarde. Tenho a pretensão de criar um site, porém tenho uma dúvida “cruel”. O nome que escolhi já está registrado com o .COM.BR, pensei em registrar só com o .COM que está disponível, mas me surgiu uma grande dúvida em relação a isso, pois os internautas brasileiros tem por “padrão” usar o .com.br , seria mais viável encontrar um nome disponível com o registro .com.br ou me arrisco somente com o .com? Desde já, agradeço pela atenção.

    1. admin disse:

      Olá ! Realmente essa dúvida é muito frequente, você realmente teria que fazer uma pesquisa com alguns usuários para entender com qual nome eles teriam uma adaptação melhor. Lembre-se também que você pode registrar vários domínios e todos apontam para o mesmo lugar, portanto eu recomendo que você registre o .com e crie outro também com o .com.br.

  5. Gostaria de saber porque meu site esta no nome de uma pessoa que nunca vi na vida.
    Obrigado

    Copyright (c) Nic.br
    % A utilização dos dados abaixo apenas é permitida como descrito em
    % Total dos termos de uso (http://registro.br/termo/en.html),
    %, Sendo proibida sua distribuição, comercialização ou
    Reprodução%, em particular, a utilização para publicidade ou
    % Qualquer finalidade similar.
    2012/11/17 08:20:08% (BRST -02:00)

    % Limite de taxa de consulta ultrapassado. Reduzido informações.
    https://registro.br/cgi-bin/avail/ Use% de disponibilidade de domínio.

    domínio: panks.com.br
    Proprietário: Jorge Antonio Mariano Duarte (2586433)

    % De segurança e problemas de abuso de correio devem ser endereçados ao
    Cert.br%, http://www.cert.br/, respectivamente para cert@cert.br
    % E mail-abuse@cert.br
    %
    Whois.registro.br% aceita somente consultas de correspondência direta. tipos
    % Das consultas são: domínio (br)., Bilhete, provedor, ID, CIDR
    Bloco%, IP e ASN.
    Novo! Clique nas palavras acima para editar e ver traduções alternativas. Dispensar
    Google Tradutor para empresas:Google Translator ToolkitTradutor de sitesGlobal Market Finder
    Desativar tradução instantâneaSobr

  6. Bom dia, achei otimo o post, porem continuo com uma duvida…
    hoje tenho cerca um número razoável de visitas no meu site por dia mesmo o domino sendo .webnode.com.br, caso eu atualize para .com sera que vou perder posições no google?

    Muito Obrigado!

    1. admin disse:

      Olá ! Sua posição no Google é obtida por causa do conteúdo do seu site, das palavras-chave e por configurações do site que o webnode trata. Um site personalizado, por exemplo utilizando WordPress, vai conseguir obter os mesmos resultados. O problema principal do webnode é que você fica dependente desse site eternamente, tendo um site proprio você terá autonomia de mudar de provedor a hora que bem entender e poderá divulgar um endereço personalizado, só seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *