Como criar um site grátis

Você já pesquisou como criar um site grátis no wix ou no google, correto?

Como criar um site gratisVou explicar de forma bem simples quais as vantagens e, principalmente, desvantagens de criar um site grátis em qualquer tipo de plataforma.

Como vantagem eu vejo apenas a questão de você poder visualizar de rapidamente diversas formas de compor seu site, fazendo a distribuição das informações e fazendo simulações de como o site pode ser organizado e estruturado, com testes e visualizações rápidas.

Além disso, tem a questão custo, que em um primeiro momento você não terá nenhum tipo de investimento, além do seu tempo, que eu acredito que ai pode estar o X da questão.

Mesmo para estes testes e simulações, você vai perder algum tempinho aprendendo a usar as ferramentas, descobrir os recursos da plataforma gratuita e depois mais um tempo fazendo os ajustes finos, o que normalmente são limitados por conta da padronização que eles criam justamente para automatizar o processo de publicação do site.

Como desvantagens, ai sim eu vejo vários pontos e vou pontuar e explicar um a um:

  • Você fica refém da plataforma.
    O site gratuito tem como objetivo capturar clientes para, futuramente, vender serviços extras. Assim, se você precisar de algum recurso mais avançado ou algo fora do normal, você deverá contratar planos pagos para ter direito a isso.
  • Você não consegue migrar.
    Se futuramente você desejar migrar para outro provedor de hospedagem, você não pode levar o site, pois ele é vinculado a plataforma, portanto você perde tudo.
  • Você perde tudo o que foi mapeado no Google.
    Ao utilizar uma plataforma gratuita, você provavelmente vai publicar textos que serão mapeados no Google. Se futuramente você precisar de um site personalizado, todos os conteúdos que já foram mapeados serão perdidos e isso é como jogar dinheiro no lixo.
  • Suporte técnico lento.
    Essas plataformas tem como objetivo atender uma grande demanda de usuários e necessidades personalizadas fogem do padrão de atendimento deles. Em alguns casos nem suporte técnico você terá a sua disposição.
  • Domínio de terceiros.
    Algumas plataformas de sites gratuitos oferecem o nome do site como um subdomínio do nome deles, como por exemplo SUAEMPRESA.SITE.COM. Se você divulgar este link tenha em mente que estará vinculando seu nome em diversos lugares (folder, cartões, etc) e a troca disso futuramente será muito custosa.

De forma resumida, a melhor opção é ter seu próprio domínio e um site preferencialmente feito em WordPress, assim você terá total autonomia para escolher provedor de hospedagem e migrar para onde quiser a qualquer hora. Além disso, usando um nome próprio, você poderá utilizado para sempre, sem ter a preocupação com os locais que você divulga, pois mesmo mudando o provedor ou o site, o nome continua sempre o mesmo.

Caso você tenha alguma sugestão de tema para um outro texto ou tem alguma duvida, eu terei o maior prazer em responder. Entre em contato pelo formulário de contato abaixo.

Quer um site eficiente criado por uma equipe especializada? Clique aqui!

Ou então fale com alguém da nossa equipe para tirar suas dúvidas.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *