Essa é uma pergunta que muitos fazem, mas não existe uma resposta única e simples. Atualmente muitas empresas gastam fortunas procurando as melhores posições nas buscas do Google, e outras empresas cobram fortunas prometendo as primeiras posições.
Neste texto, vou tentar ilustrar quais as melhores práticas para “melhorar” seu posicionamento no Google, entretanto, é muito importante reforçar que não existe uma regra nem a garantia de colocar seu site nas primeiras posições. Para ilustrar esta afirmação, assista o video abaixo, produzido pelo próprio Google, mas tenha atenção no primeiro minuto.
Podemos observar que ninguém tem como intervir nas regras de colocação do Google, mas podemos adotar algumas práticas que melhoram significativamente a posição do nosso site.
Vamos às dicas:
1.O nome do site deve ser relevante.
Ter um site com um nome forte, que contenha palavras-chave de seu interesse, é uma das técnicas mais simples e eficientes.
Por exemplo, se você é um professor, conhecido em seus artigos e no meio acadêmico por pelo sobrenome “Gardini Epitáfio” (nome fictício), o melhor site para você registrar seria
2.Palavras-chave
Se você usa o Easysite, criado pela eCliente, dentro do módulo administrativo, você terá no menu ADM / FERRAMENTAS / GOOGLE 3 campos para preencher. Esses campos são o TITULO DO SITE, DESCRIÇÃO DO SITE e PALAVRAS-CHAVE. Ao mapear seu site, o google leva em consideração essas informações para mapeamento, entretanto, se você repetir as informações nos 3 campos, tentando “forçar” algumas palavras, ele acaba desconsiderando.
Outro ponto importante, é na criação das pastas, repare que ao criar um novo menu (pasta) no easysite, cada uma tem a possibilidade de cadastramento de Meta-Tags. São palavras que podem ajudar no mapeamento da página.
3.Links
Um site relevante é quando este é apontado em diversas partes da rede, sendo referenciado pelo link, portanto, é muito importante a criação de parcerias com outros sites, onde estes vão publicar seu link.
Além disso, no caso dos professores por exemplo, quando alguma matéria, entrevista ou artigo for publicado em outro site, solicite sempre que seu link seja divulgado. Isso ajuda a aumentar a popularidade do seu site e a relevância nas buscas.
Tenha em mente que isto é como no mundo real, um docente muitas vezes fica sendo conhecido pela indicação de outros, e pelos seus alunos que comentam sobre o professor. Na internet o caminho é semelhante.
4.Blogs
Um caso específico são os blogs, principalmente o serviço do BLOGGER do Google. O blog tem um formato diferente do site, permite que o professor mantenha como um diário virtual sobre qualquer assunto. O interessante do blog, principalmente o BLOGGER, é que seu conteúdo é mapeado pelo Google em poucos minutos, e o mesmo conteúdo publicado no site, pode levar dias. Isso ocorre pois o serviço de Bloogger é do próprio Google, portanto não preciso nem prolongar a explicação 🙂
Algumas dicas para quem alimenta um Blog, utilize sempre palavras-chave importante nos textos e no rodapé faça sempre uma assinatura padronizada, com seu nome e link para seu site, isso aumenta muito a possibilidade de alguém encontrar você pelas buscas do Google, pois o Blog se torna quase como uma ponte entre o usuário e seu site.
5.Redes Sociais: Orkut, FaceBook, Linkin, Twitter.
Muitos se negam a utilizar as redes sociais, outros já são fãs de carteirinha, mas não há como negar que as redes sociais se tornaram um dos filtros mais populares da Internet. Sim, filtros, pois permite que cada indivíduo acompanhe, leia, seja lido, ou encontre pessoas que se identificam com ela, seja pela parte pessoal ou profissional. Ao usar essas redes sociais, na área acadêmica ou comercial, você está abrindo possibilidade de encontrar pessoas que tenham as mesmas afinidades e interesses, aumentando sua rede de relacionamentos.
Nestas redes sociais, normalmente todas solicitam que você indique um site. Está ai a oportunidade de divulgar novamente seu site.
6.Google AdWords
O Google adwords é a forma paga de aparecer nas buscas. Ao contratar o serviço, você poderá cadastrar todas as palavras pelas quais seu anúncio deverá ser publicado. O interessante desse serviço é que você controla quando deseja gastar por dia e, ao acompanhar as publicações, você pode melhorar ou alterar as palavras conforme a necessidade.
Lembre-se que cada palavra tem um preço para o Google, portanto, palavras mais curtas e relavantes, custam mais.
Utilize este serviço apenas quando você puder acompanhar realmente o nível de cliques, assim você não estará divulgando seu anúncio para publicos que não tenham interesse. Isso ocorre quando cadastramos algumas palavras que podem atingir um outro público, coincidentemente.
7.Youtube
Outra técnica para divulgar seu site é utilizar o portal de videos YOUTUBE. Se você tem qualquer video sobre uma palestra, aula ou qualquer conteúdo relevante à sua área, publique no YOUTUBE e cadastre as palavras-chave e principalmente, o link do seu site. O Google leva em consideração as palavras publicadas neste portal, colocando em posições relevantes para divulgação.
Por fim, estamos sempre buscando atualizar nossas ferramentas para melhorar o desempenho do seu site nas buscas pelo Google, isso é importante para você e para nossa empresa, pois também ganhamos com essa divulgação. Portanto, qualquer nova tecnologia ou técnica estaremos estudando e disponibilizando à nossos clientes.
Por: Gustavo
Diretor e fundador da eCliente Tecnologia da Informação. Atua na área de desenvolvimento de sistemas e estratégias em Marketing Digital. Foi professor de cursos de Graduação e Pós Graduação na área de Sistemas de Informação e Administração.
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