Como captar clientes para advocacia pela internet

2 dicas simples, para advogados, para captar clientes pela internet e sem precisar ficar aparecendo nas redes sociais.

Muitos advogados sentem dificuldade de atrair novos clientes internet pois entendem que precisam ficar se expondo em videos nas redes sociais.

Além disso, a própria Ordem dos Advogados coloca algumas restrições em como um profissional deve utilizar estes meios para divulgar seu trabalho.

Levando isso em consideração, eu compartilho aqui 2 dicas simples que podem ajudar uma(a) advocado(a) a captar novos clientes, usando a internet!

Um ponto importante apenas a destacar é que esta técnica não é para resultados imediatos, da noite pro dia, mas pode ajudar muito na atração frequente de clientes a longo médio prazo.

Dica #1 Marketing de conteúdo na área jurídica

O comportamento do consumidor mudou muito e o marketing também. Pensando nisso, temos que adotar uma postura diferente para conseguir atrair clientes para um escritório jurídico.

A idéia aqui é bem simples. Se o seu cliente tem um problema e ele precisa de um advogado, ele tem 2 alternativas.

A primeira é já procurar no Google a palavra “Advogado”. Nesse caso você precisa se posicionar nas buscas do google, mas essa é a dica #2 que vou falar daqui a pouco.

A segunda é que ele vai no Google e vai fazer uma busca pelo problema que ele tem, para tentar encontrar textos e vídeos explicando como ele resolve aquele problema ou como ele deve conduzir aquele problema.

Imagine por exemplo um funcionário, que está descontente com a empresa, e quer saber quais são os direitos dele em uma situação específica.

Muito provavelmente ele vai no Google e vai digitar “Quais os meus direitos em caso de demissão”. Veja o exemplo abaixo:

Para que você consiga aparecer nas buscas do Google, você precisa “escrever” vários textos, que tenham no título e no corpo as frases e palavras-chave que seu cliente procura.

Quanto mais palavras-chave fortes, maior a chance de você aparecer nas buscas do Google.

Mas para que isso funcione, você precisa de um BLOG, preferencialmente em WordPress. Pois esta plataforma tem recursos que ajudam muito no mapeamento do Google e, além disso, todos os textos publicados e todo o site é seu.

Eu não recomendo o uso de sites gratuítos para você criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, pois como o site não é seu, é alugado, futuramente você poderá ter problemas para migrar para outro ambiente, pois todo o conteúdo mapeado no google poderá ser perdido.

Caso você não tenha um blog ou site, clique aqui para conhecer o Easysite.

Eu tenho vários textos publicados no meu blog, que até hoje estão nas primeiras posições das buscas, com centenas de acessos ao mês, e que me trazem potenciais clientes para conhecer nosso trabalho.

Dica #2 Google Meu Negócio

Esta é uma das ferramentas gratuitas do google, que pode ser usada por todas as empresas e que pode sim trazer um retorno mais rápido. Mas é importante você entender seu funcionamento.

O Google Meu Negócio vai mostrar as empresas mais próximas do cliente que está fazendo a busca.

Por exemplo, se eu digitar apenas “Advogado”, ele vai mostrar todos os escritórios próximos do meu bairro.

Mas aqui é que está o segredo, você não pode usar uma palavra-chave genérica, você precisa selecionar palavras-chave que geram uma diferenciação no seu trabalho.

Desta forma, o google vai mostrar menos resultados e seu escritório pode aparecer até para pessoas que estão mais longe.

Para você atualizar o Google Meu Negócio basta você digitar o nome da sua empresa no Google e ele vai mostrar do lado direito uma ficha da sua empresa.

Muitas destas ficham foram criadas automaticamente, portanto, se alguma informação está errada ou as fotos estão antigas, você precisa pedir o direito de autorização, informando que você é o dono/proprietário.

Tem um botão disponível para você fazer isso, onde você informa “Sou o proprietário”.

Para confirmar as informações, o Google pode ligar no telefone indicado, informando um código de confirmação, ou então enviar uma correspondência ao endereço, informando também esse código.

Uma vez com direito de alteração na ficha da sua empresa, você terá vários opções de configuração e uma delas é justamente o cadastro das palavras-chave que identificam o que você faz.

É aqui que você precisa cadastrar palavras mais específicas, onde sua empresa será exibida nas buscas quando o cliente procurar.

Espero que estas dicas te ajudem!

Nós temos um grupo no Telegram onde compartilho várias informações sobre Marketing Digital para Advogados. Basta clicar no link do banner abaixo: