Como melhorar o desempenho do meu site no Google (Video Aula)

Olá !

Sou o Prof. Gustavo Gonzalez e nesta video aula vou apresentar algumas técnicas para melhorar o desempenho do seu site nas buscas do Google.

Em primeiro lugar, não existe nenhum milagre ou empresa que tem o dom de deixar sua marca em destaque no Google. O próprio Google divulga alguns videos mostrando como funciona o processo de indexação dos sites. É um processo totalmente automatizado baseado em diversas regras.

banner_registro

Esta video tem o objetivo de apresentar apenas os conceitos principais e não se aprofundar em questões técnicas.

Onde a minha empresa pode aparecer ?

Fazendo uma busca no Google pelas palavras ALUGUEL DE ROUPAS podemos avaliar o seguinte, nesta área são exibidos os resultados encontrados naturalmente pelo Google, uma busca orgânica. Já na lateral direita e nesta área superior, são anúncios pagos que são publicados de acordo com a palavra-chave desejada. Normalmente se alguma empresa tem uma concorrência muito forte nos conteúdos da web, ela pode optar por estas áreas para conseguir uma visibilidade maior.

O ENDEREÇO DO SITE é um dos fatores que ajuda na indexação do seu site, as palavras que compõe o nome do seu site ajudam na indexação por causa da relevância das palavras. Neste caso o site ecliente.com.br é o nome da empresa, se alguém buscar a palavra “ecliente” não terá problemas em localizar, mas se alguém procurar por algum serviço que prestamos, o site sitedoprofessor.com pode ser melhor pontuado e aparecer em primeiro lugar. Uma alternativa é você registrar vários domínios e todos eles apontam para o mesmo lugar. Um domínio seria o principal e os outros podem ser nomes que indicam sua área de atuação ou produtos que você comercializa.

O TÍTULO DO SITE aparece na aba superior do seu navegador. Neste local alguns colocam apenas o nome da empresa, mas se possível escreva algumas palavras-chave importantes que resumam a área de atuação da sua empresa. Além disso, veja com o desenvolvedor do seu site se ele programou no código fonte as key-words.

Sobre as palavras-chave, elas devem ser escolhidas com cuidado, não adianta colocar algumas palavras que não sejam objetivas e que mostrem diretamente a área de atuação da sua empresa. Neste exemplo, as palavras “Aluguel de roupa” está sendo usado corretamente, já o texto “A melhor loja da região” não agrega relevância na busca.

Sobre os LINKS, eles também tem importância neste processo de indexação. Quanto mais sites apontam para o seu endereço, o Google entende que seu conteúdo possa ter relevância, e isto ajuda no processo de indexação. Se sua empresa for citada em algum veículo de imprensa, o mesmo deve ser feito, solicite que divulguem o seu site.

Sobre os VIDEOS, atualmente o Youtube é o segundo maior buscador do mundo, muitas pessoas buscam informações em formato de video, pois acham mais cômodo e prático. Se você puder gerar alguns videos mostrando sua empresa e seus produtos, isto ajudaria muito na reputação do seu site nos mecanismos de busca. Mas lembre-se, mesmo publicando um video no Youtube, você deverá cadastrar palavras-chave para a indexação.

Sobre o BLOG, em alguns casos ele tem substituído a página de notícias. Utilizando uma linguagem diferenciada, você pode escrever sobre as ações da empresa no mercado, sobre novos projetos ou clientes, além de dicas. No caso específico de dicas, lembre-se, as pessoas sempre estão procurando algo gratuído na internet, seja uma informação, dica, sugestão. Uma exemplo no caso da Loja de Roupas, imagine uma publicação ensinando a fazer o nó da gravata, isso pode ser uma forma de atrair visitantes à sua loja por causa de uma dica de algo muito comum. Por curiosidade, busca no Youtube “Como fazer nó de gravata” e veja os resultados.

O Google Place é uma ferramenta do Google que permite indicar a localização da sua empresa, além disso, nesse processo de cadastro você também indica informações relevantes sobre a área de atuação e palavras-chave. Este recurso é interessante pois ele se integra também às buscas do Google, mostrando as empresas cadastradas junto com os resultados das buscas.

Bom, tudas estas ações não terão resultado do dia pra noite. É um trabalho que pode levar algumas semanas, mas que com certeza trará excelentes resultados sem a necessidade de investimentos em propaganda.

Mas e se mesmo assim sua empresa não aperecer nos primeiros resultados, o que você pode fazer ?

Existem vários fatores que podem estar prejudicando o bom posicionamento do seu site nas buscas, além dos fatores técnicos, existe a questão da relevância do seu site diante de uma centena de milhares de outros que também procuram seu lugar ao sol no Google. Você concorda que se todos usam as mesmas técnicas, é impossível todos aparecerem nos primeiros resultados.

Neste caso, a solução mais adequada é pagar para aparecer utilizando o Google AdWords.

Esta ferramenta do Google permite que seu anúncio seja publicado quando alguém digitar as palavras-chave durante uma busca. Se seu anúncio não for clicado, você não paga nada. Mas se o usuário clicar no seu anúncio, dai você vai pagar um pequeno valor.

Atenção para um detalhe, o Google AdWords é pré-pago, você deve primeiro depositar um valor para que ele faça o consumo desse de forma automática. Além disso, cada palavra tem um valor por clique diferente, e o valor varia conforme a relevância da palavra.

Bom, é isso. Em caso de dúvidas ou se deseja um apoio para este trabalho, entre em contato conosco pelo nosso site ecliente.com.br, pelo email contato@ecliente.com.br, pelo skype ecliente.informatica ou pelo msn contato@ecliente.com.br.

Até a próxima video aula.

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *