Porque registrar o domínio .com ?

Nos últimos dias, alguns de nossos clientes tem entrado em contato conosco pois estão recebendo boletos oferecendo o registro do domínio .COM, e com isso surgiu uma dúvida entre estes empresários, devo ou não registrar o nome da minha empresa .COM ?

Bom, para responder a esta questão é necessário avaliar bem a sua área de atuação e seus concorrentes. Se sua empresa já está há vários anos no mercado e sua marca já está devidamente registrada no INPI, tanto da sua empresa quanto dos seus produtos, você já pode ficar mais tranquilo, entretanto ainda existem alguns detalhes.

O registro de um domínio .COM deve ser feito para “preservar” o nome e a reputação que o site da sua empresa tem. Ocorre que para registrar um domínio .COM é muito simples, basta ter um CPF e fornecer alguns dados. Com isto, um concorrente por exemplo, pode registrar o mesmo nome do seu site e utilizar a versão .COM para outros fins, confundindo seu cliente em buscas no Google por exemplo.

Ao criar um domínio .COM.BR, o REGISTRO.BR, órgão responsável pelos domínios no Brasil, obrigado ao interessado a aceitar um contrato onde este confirma que tem alguma propriedade sobre o nome definido, assumindo assim todas as responsabilidades legais sobre isto. Já um domínio .COM não possui este procedimento.

Caso alguém registre o domínio .COM com um nome idêntico ao da sua empresa, ele estará se expondo, e lógico comprando uma briga. Neste caso você pode tentar judicialmente tomar alguma medida para interromper este ato, entretanto como o domínio é .COM, seu registro está fora das fronteiras da legislação brasileira, e isto pode acabar dando uma dor de cabeça um pouco maior. Neste caso é recomendado consultar sua área jurídica para entender as opções de ações.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *