Entenda a importância de criar redes sociais para seu site

As redes sociais são sites ou aplicativos que permitem a conexão digital das pessoas com seus amigos, familiares, colegas ou clientes. Essas redes podem ter uma finalidade comunicativa, comercial ou ambas. Atualmente, é uma ferramenta importante para os profissionais de marketing que procuram ter um relacionamento melhor com os clientes.

Hoje existem diversas redes sociais para os mais variados fins, com públicos e finalidades diferentes, mas que permitem compartilhamento de conteúdo entre usuários.

As redes sociais também podem ser usadas para encontrar coisas divertidas e interessantes na Internet, já que as postagens compartilham muitos dos assuntos de interesse comum, que vão desde receitas de culinária até filtro de tinta.

Além disso, as redes sociais promovem encontros e alguns tipos de produtos ou serviços, que podem chamar a atenção dos usuários.

Como funcionam as redes sociais

Os profissionais de marketing usam as redes sociais para aumentar o reconhecimento da marca e incentivar a fidelidade do cliente. Uma vez que torna uma empresa mais acessível a novos compradores e mais reconhecível para os já existentes, a rede social ajuda a promover a voz e o conteúdo de uma empresa.

Um exemplo disso é, um usuário pode ouvir falar de uma empresa pela primeira vez por meio de um feed de notícias e decidir comprar um produto ou serviço. Quanto mais acesso as pessoas tiverem sobre  uma marca ou empresa, maiores serão as chances de ser encontrada e fidelizar seus clientes. Como diz o jargão, “quem não é visto não é lembrado!”

No marketing o intuito  de usar as redes sociais é, melhorar as taxas de conversão de uma empresa. A criação de uma postagem fornece acesso e interação com um potencial clientes e principalmente com os antigos. 

Compartilhar postagens em blogs. Imagens, vídeos ou comentários nas mídias sociais, facilita o relacionamento dos seguidores\clientes com os responsáveis pelo site, desse modo, aumentando naturalmente o número de visitas no site da empresa pois, as redes sociais permitem o direcionamento através de links e imagens. 

Gerando um melhor  alcance de clientes, acessando conteúdo de diferentes assuntos, como por exemplo um artigo sobre os melhores usos de uma cortina de luz.

Uso das redes sociais para atrair mais clientes

Quanto mais os clientes estão falando sobre uma empresa nas redes sociais, mais valiosa  torna-se a autoridade da marca. À medida que uma marca se fortalece, maiores são os resultados de vendas. Os clientes podem adquirir as ofertas da empresa e incentivar amigos ou parentes a comprar os produtos ou serviços. Através da rede de compartilhamentos.

Além disso, em algumas redes sociais, possibilita o cliente a fazer  boas avaliações que classificam a empresa em um nível mais alto nos mecanismos de busca.

Uma empresa pode usar as redes sociais para demonstrar seu bom serviço de atendimento ao cliente e enriquecer seu relacionamento com os consumidores. 

Por exemplo, se um cliente reclamar de um produto ou serviço em uma de suas redes sociais, a empresa poderá resolver o problema imediatamente, se desculpar e tomar medidas para corrigir o problema, demonstrando preocupação e respeito ao consumidor.

Ferramentas práticas para promoção do site nas diferentes redes sociais

O uso das ferramentas disponibilizadas em redes sociais ajuda os clientes a acessarem com mais facilidade os links disponibilizados pela empresa.

O Instagram, por exemplo, possui duas maneiras principais de divulgação de links, que são: a biografia e o stories. A biografia é um breve espaço localizado no topo do perfil, que possibilita a inserção de um link. Os stories são pequenos vídeos, que permanecem no ar por um período de 24 horas e com duração de 15 segundos. Na apresentação dos stories, é possível acessar o link postado pelo administrador da página com um simples toque. 

O Facebook também é uma das redes sociais mais procuradas para divulgação de uma empresa e para maior interação com o público.

As postagens realizadas em uma página do Facebook comportam links, que tornam-se ativos e permitem o redirecionamento do cliente ao site, fazendo com que o número de acessos aumentem.

 Além disso, os comentários também são uma ótima alternativa para comunicação com o público, permitindo a inserção de links e, inclusive, sanar dúvidas ou indicar produtos e serviços. 

O YouTube é uma rede social focada na divulgação de conteúdos em vídeos, que podem ser de diferentes tamanhos e de vários formatos. É uma das maneiras mais práticas de postagem de conteúdo, pois pode ser feita rapidamente e disponibilizada para o acesso de todos os usuários da rede. Na descrição de um vídeo pode-se inserir um breve texto explicativo e também um link que leva o cliente diretamente ao site da empresa.   

Para a escolha e o uso da rede social mais adequada a um negócio, é preciso montar um planejamento prévio, considerando quais são os objetivos da marca para promover a divulgação do site. 

Como planejar ações para o site com o uso das redes sociais?

Antes de começar a usar as redes sociais para promover um site é preciso considerar as metas da empresa. Começar uma campanha de marketing de mídia social (MMS) sem uma estratégia definida é temerário, já que muitas vezes podem aparecer obstáculos que precisam de ação rápida e, sem solução, podem causar prejuízos para o negócio.

Algumas perguntas interessantes para definir uma boa estratégia de marketing são:

  • Qual rede social oferece ferramentas úteis para o site?
  • Qual é o público-alvo da empresa?
  • Como o público-alvo usa as redes sociais?
  • Qual mensagem se quer passar para o público?

Um exemplo disso é o caso de um negócio de serviço de manutenção de ar condicionado, sendo altamente explicativo, pode obter forte presença com uso de redes sociais específicas para vídeos ou com conteúdo escrito, que passam informações práticas aos usuários, como curiosidades a respeito do uso do ar condicionado ou dicas para melhor conservação do equipamento.

Em outros casos, uma empresa especializada em venda de móveis planejados em SP pode investir em aplicativos que focam em imagens, com a divulgação dos mais variados tipos de modelos e de móveis especiais.

Como as redes sociais pode ajudar uma empresa a atingir suas metas

O uso das redes sociais pode ajudar com vários objetivos, como:

  • O aumento do tráfego na página de vendas;
  • Possibilidade de comunicação e conversões de vendas;
  • Tornar a marca mais acessível;
  • Criar uma identidade de marca e avaliação positiva;
  • Melhorar a interação com públicos-alvo.

Quanto maior e mais engajado o público estiver nas redes sociais, mais fácil será atingir as metas e um maior número de clientes.

Redes sociais: dicas para atingir maiores resultados

Algumas dicas fundamentais para explorar de maneira benéfica o uso das redes sociais para promoção do site são:

Planejamento de conteúdo para redes sociais

Como mencionado anteriormente, a construção de um plano de marketing de mídia social é essencial.

É preciso considerar a pesquisa de palavras-chave e de conteúdo que interessem ao público-alvo. Desse modo, o acesso a página de um negócio costuma ser mais frequente, atraindo cada vez mais pessoas.

Uma interessante pesquisa pode ser feita para que a empresa se situe melhor em uma rede social: adquirir conhecimento sobre o que outras empresas do mesmo setor estão fazendo para impulsionar o engajamento nas mídias sociais.

Postagem constante de conteúdo

O marketing on-line precisa de publicação de conteúdo constante, para que o interesse do público-alvo não se volte para outros perfis.

Por isso, é importante realizar postagens de maneira regular e oferecer conteúdo interessante aos clientes. Por exemplo, se uma empresa de Assistência técnica de aquecedores a gás deseja manter seu público engajado, é importante oferecer informações pertinentes ao uso de um aquecedor, além de dicas de economia e formas de realizar manutenções básicas que potencializam o funcionamento do aparelho.

O conteúdo compartilhado em redes sociais pode incluir imagens, vídeos, infográficos, guias de instruções e muitos outros.

Uma imagem de marca consistente

O uso de redes sociais permite que uma empresa projeta sua imagem em diversas plataformas, alcançando os diferentes tipos de interesse do público e mostrando-se ativa em vários canais de comunicação.

Mesmo que cada plataforma tenha seu próprio ambiente, a identidade principal de uma empresa deve ser sempre amigável e confiável.

Mídia social para promoção de conteúdo

As redes sociais é o canal perfeito para compartilhar com os leitores o conteúdo postado no site ou no blog de uma empresa. Justamente porque o tempo gasto nas redes sociais é muito maior do que em navegadores de internet.

Quando uma empresas de gerenciamento de projetos e obras deseja tornar o seu conteúdo mais acessível, é possível criar postagens que direcionam o usuário diretamente para o site, facilitando o acesso.

Depois de criar seguidores frequentes nas mídias sociais, é possível criar outros meios de comunicação direta, garantindo que os leitores encontrem mais facilmente os novos conteúdos postados.

Além disso, um excelente exemplo é um conteúdo no blog de serviços de instalações elétricas, ajuda a conquistar mais seguidores. É uma maneira surpreendente de unir marketing de conteúdo ao marketing de mídia social.

Rastreando os concorrentes

É interessante ficar de olho nos concorrentes, já que é possível encontrar dados para fortalecer as buscas de palavras-chave e outros métodos utilizados em marketing de mídia social.

Dessa forma encontra-se meios de divulgação alternativos, garantindo maiores resultados e atraindo o público interessado nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, como o  aluguel de compressor ou de outros equipamentos com prazos diferenciados ou com preços promocionais.

Personalidade de negócios e redes sociais

Como cada empresa é única e tem um público-alvo, um histórico e um mercado competitivo diferentes, nenhuma estratégia de marketing funciona para todos os negócios de modo engessado.

É preciso desenvolver campanhas e publicações específicas, atingindo mais pessoas através de seu conteúdo. Por isso, investir em bom atendimento, proximidade com o cliente e serviços diferenciados sempre será o modo mais eficiente de alcançar o público nas redes sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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