Como fidelizar clientes em um restaurante

Algumas dicas de tecnologia para fidelizar seus clientes no restaurante

Todos devem ter escutado que atrair um cliente novo é muito mais caro do que vender para quem já foi seu cliente. Bom, pensando nisso estou escrevendo este post para ajudar aos proprietários de Bares, Restaurantes e Lanchonetes com dicas simples para fidelizar seus clientes, mas pensando sempre nas soluções de tecnologia.

Redes Sociais

O uso das redes sociais deve ser feito com criatividade e moderação, pois muitas pessoas não gostam de se expor. A grande vantagem da rede social é que uma vez que o cliente se conecta com você neste ambiente, o custo para você enviar uma informação para ele futuramente é mais baixo.

Vamos dar o exemplo de uma página do facebook. Se você fizer um anúncio para pessoas que moram na sua cidade, você terá um custo X, mas se você fizer o mesmo anúncio para pessoas que curtem sua página provavelmente o percentual de engajamento e de comunicação será muito maior, usando o mesmo investimento ou até valores inferiores.

Agora como você pode estimular seu cliente a curtir ou seguir o perfil do seu restaurante em uma rede social. Ai vai da criatividade de cada um, você pode oferecer descontos para os seguidores ou incentivos para quem publicar uma foto ou compartilhar usando uma HASHTAG #, divulgação de informações exclusivas, entre outras formas.

Como fidelizar clientes em um restauranteNa imagem ao lado, a Ana Tex que é envolvida diretamente com marketing digital, publicou no seu Instagram a imagem de um estabelecimento comercial que oferecia um desconto de 1 US$ para quem postasse uma imagem do local com uma hashtag exclusiva.

No seu restaurante, você pode fazer algo similar e divulgar este tipo de promoção naqueles displays de mesa ou na toalha descartável sobre a mesa.

Poste uma foto com a hashtag #nomedorestaurante e ganhe um café!

Se a gente for analisar a questão do custo, uma foto divulgada na rede social de alguém, pode ter um impacto muito mais interessante, atingindo uma centena de pessoas, por um custo muito baixo.

WIFI

Muitos não sabem, mas o WIFI pode ser uma das principais ferramentas para fidelizar clientes em um restaurante, bar ou lanchonete. Ocorre que grande parte dos empresários libera o WIFI para seus clientes de uma maneira errada, perdendo dinheiro e, principalmente, informações importantes. Vou explicar melhor.

Hoje é comum o restaurante liberar o WIFI utilizando uma senha comum, normalmente divulgada em cartazes, ou simplesmente liberar o uso da internet sem nenhuma senha. Existe um outro serviço similar que também libera a internet para seus clientes, mas isso só é feito através de uma autenticação através de um login e senha e, depois de efetivada a autenticação, o cliente é remetido para uma página promocional e, além disso, o sistema obtém dados importantes para gerar relacionamento com seus clientes, o EMAIL.

Sim, o EMAIL ainda é muito importante para o relacionamento e por vários motivos, vou contar aqui 3 deles.

  • Você pode usar o eMail para envio de eMails Marketing, com informações e promoções diversas.
  • Você pode usar o eMail para criar um banco de dados e usar na divulgação de promoções no FACEBOOK. Esta rede social permite que você importe uma base de emails e faça promoções para públicos similares, isto acaba sendo muito útil pois você pode além de atingir seus clientes, conseguir contato com pessoas que tem hábitos similares que são mapeados pelas redes sociais.
  • Você pode usar o eMail para importar no TripAdvisor e solicitar a recomendação do estabelecimento, pontuação e comentários sobre ambiente, atendimento, comida, etc.

Se você quer entender mais sobre esta tecnologia de WIFI, clique aqui e assista a um video explicativo.

Bom, espero que estas dicas tenham ajudado! Caso queira contribuir com alguma informação ou sugestão de texto pode enviar diretamente para mim pelo formulário de contato.

Abraços!

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *